As escolas ditas modernas passam de lousas digitais a laptop como se transferir conteúdo fosse inovação
MEU PROFESSOR de física contava que sua mãe tapava as tomadas para que a eletricidade não escapasse.
Na época, fervia o debate sobre o uso de calculadoras portáteis nas provas. Como no caso das réguas de cálculo nos anos 60 -escolas não queriam que os alunos usassem esse instrumento, criado em 1638! O tablet é sucessor disso tudo.
Discutir se deve ser usado em sala de aula é anacronismo. Como a calculadora, que era considerada um atalho, o tablet é visto como um truque sujo contra a cartilha.
Para professores e produtores de material didático, o tablet é uma oportunidade e uma ameaça. Reluz como possibilidade de falsa modernização, levando os conteudistas a formatar o mesmo currículo cansado, agora em vestimentas digitais.
As escolas ditas modernas passam conteúdo de lousas digitais para o laptop da meninada como se isso fosse inovação -e não apenas um uso patético do potencial digital.
Mas é também ameaça, porque o controle de conteúdo por meio de livros e métodos é uma moleza, comparado com ter um bicho digital que fala com o mundo todo.
Quem mexe com computador conhece o termo GIGO - "Garbage In, Garbage Out" (lixo entra, lixo sai). O entusiasmo inicial leva a alimentar o tablet com lixo analógico, para então gerar lixo digital.
A grande oportunidade do tablet é a de aposentar de vez a obsolescência que recheia os livros, cartilhas e material digital que as escolas impõem aos alunos, numa toada de tortura didática.
Fala-se exaustivamente da necessidade de reciclar e bonificar professores. E de tecnologia. Mas também não há evidência de que computadores fazem diferença. A OCDE já demonstrou que não. Óbvio: é GIGO.
Há que se aceitar a verdade aterrorizante: o tablet inaugura a substituição de parte dos professores e do currículo pelo mundo que foge do controle da escola.
Agora virá o mestre a distância, quiçá holográfico, e respondendo a perguntas. Será o melhor professor daquele assunto, em qualquer língua ou lugar -e não o melhor daquela rede ou escola.
O caminho de ouvir empresários e dar bônus aos professores em função de nota, por exemplo, demonstra como se está pensando a escola de trás para a frente.
Ora, dar gratificação ao professor para que gere boas notas em provas tacanhas, em apenas duas matérias, é o mesmo que dar comissão a corretor imobiliário para que venda aquele terreno micado, e não o mais difícil de mostrar.
Que venha o tablet, sucessor legítimo do progresso de 1638, e que se enterre o dirigismo didático.
Abaixo o estreito corredor dos livros e cartilhas.
Liberdade para as tomadas! Que deixem a eletricidade fluir, sem controle de voltagem.
RICARDO SEMLER, 52, é empresário. Foi scholar da Harvard Law School e professor de MBA no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Foi escolhido pelo Fórum Econômico de Davos como um dos Líderes Globais do Amanhã. Escreveu dois livros ("Virando a Própria Mesa" e "Você Está Louco') que venderam juntos 2 milhões de cópias em 34 línguas. Escreve a cada 14 dias neste espaço.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
domingo, 17 de julho de 2011
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sábado, 18 de junho de 2011
Habilidades de um bom professor!
Para uma educação de qualidade é necessário um investimento forte na formação inicial e continuada dos agentes dessa proposta: os professores!
Devemos pensar estrategicamente nessa formação, que deve também ser de muita qualidade. Atualização de conteúdos não é a principal tarefa nesse caso. Devemos pensar em que professor é esse, pronto para enfrentar as diversas situações de educar um aluno do século 21. Que habilidades e competências são necessárias para dar conta desse grande desafio?
Segue o link muito interessante que apresenta uma lista de características que um educador/professor deve desenvolver: http://migre.me/54SzD
Essa lista foi elaborada por Chris Lehmann, principal fundador da Science Leadership Academy, Philadelphia.
Boa leitura e bom desenvolvimento!!
Devemos pensar estrategicamente nessa formação, que deve também ser de muita qualidade. Atualização de conteúdos não é a principal tarefa nesse caso. Devemos pensar em que professor é esse, pronto para enfrentar as diversas situações de educar um aluno do século 21. Que habilidades e competências são necessárias para dar conta desse grande desafio?
Segue o link muito interessante que apresenta uma lista de características que um educador/professor deve desenvolver: http://migre.me/54SzD
Essa lista foi elaborada por Chris Lehmann, principal fundador da Science Leadership Academy, Philadelphia.
Boa leitura e bom desenvolvimento!!
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